loading

FIRJAN apresenta dados de pesquisa que avalia a situação fiscal dos municípios

IMG_4062

A exposição foi realizada durante o 8º Encontro do Comitê Gestor realizado pela Comunitas, em São Paulo

Com o intuito de entender como as administrações públicas têm investido os tributos nas cidades, a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN) fez um mapeamento desse cenário e apresentou alguns indicadores nesta terça-feira (09), durante o 8º Encontro do Comitê Gestor, realizado pela Comunitas, em São Paulo. O evento recebe representantes públicos de municípios que integram o programa Juntos e tem como objetivo fomentar a troca de experiências sobre os desafios e os sucessos vivenciados na administração pública.

Dados da pesquisa mostram que as principais despesas são com o custeio da máquina pública e quadro de pessoal, seguido por encargos da dívida pública (juros e amortizações) e, por último, investimentos (aquisição de equipamentos, construções etc.). Segundo o representante da Federação, Jonatas Goulart Costa, a pesquisa traz também indicadores que identificam a capacidade de arrecadação e de investimento dos municípios, o grau de rigidez do orçamento (com pessoal), a liquidez e o custo da dívida.

“A administração pública não tem uma dinâmica semelhante à do setor privado, por exemplo, que prevê investimentos em longo prazo”, disse, ao comentar os gargalos que existem nas prefeituras, muitas vezes piorada pela falta de captação de receitas próprias, que daria mais autonomia às gestões.

Nesse sentido, o representante do escritório de advocacia Mattos Filho, Mario Marcio Saadi Lima, parceiro técnico da Comunitas, citou a frente de Compras Governamentais finalizada em Paraty em 2014, por meio do Juntos, e que teve como objetivo auxiliar a prefeitura a otimizar os processos de licitação e a manter em equilíbrio as contas públicas. O processo desse projeto será divulgado até fim deste mês, com o lançamento da Cartilha de Replicabilidade de Compras Governamentais.

Encontro de Comitês Gestores

Realizado periodicamente, o encontro tem o objetivo de fortalecer a rede de gestores públicos engajados e comprometidos com a busca pela melhoria dos serviços públicos entregues aos cidadãos e proporcionar um espaço de troca e disseminação de boas práticas e iniciativas inovadoras.

Os comentários estão desativados.