loading

Especial Dia das Mães | Rede Juntos aborda o fortalecimento de políticas públicas para a primeira infância

Liderada pela Comunitas, a Rede Juntos compreende e fortalece a premissa de que as crianças são o futuro do nosso país.

Seja mãe solo, mãe casada, duas mães juntas, mãe nova, mãe na terceira idade, mãe adotiva… Independentemente do tipo, todas as mamães passam pelos mesmos desafios ao cuidar de uma outra vida. E para auxiliar nessa caminhada, o Brasil possui uma série de políticas públicas que fornecem acesso a serviços de saúde para a primeira infância.

Liderada pela Comunitas, a Rede Juntos compreende e fortalece a premissa de que as crianças são o futuro do nosso país. E para o Dia das Mães, a plataforma formulou diversos conteúdos sobre primeira infância, com objetivo de contribuir efetivamente com a consolidação de políticas públicas voltadas para os primeiros anos de vida.

Entre os conteúdos, o público encontrará os aspectos de saúde pública voltados para a maternidade e primeira infância, bem como aspectos jurídicos que envolvem a adoção no Brasil. Além disso, traz uma série de boas práticas aplicadas em diversas esferas públicas do país.

Uma delas é o projeto Escola de Mães. Desenvolvido pela Prefeitura de Santos (SP), com apoio do Programa Juntos, a iniciativa contribuiu para a redução da mortalidade infantil na cidade para níveis históricos, caindo de 13,69, em 2014, para 7,9, até abril de 2017 – o menor índice da história da cidade.

Como? Cocriado entre os servidores e a população, o espaço oferece às recentes e futuras mamães amparo humanizado e personalizado, com atividades gratuitas para acolhimento e auxílio às gestantes com cuidados durante o pré-natal e as mamães de crianças de até 1 ano, transformando-se em uma ferramenta para redução da mortalidade infantil na cidade.

Até 2016, a Escola de Mães formou 237 grupos, somando quase 2 mil participantes. Inclusive, dados da Secretaria Municipal da Saúde mostram que houve um aumento de 48% da participação dos pais nos exames de pré-natal.

Os resultados deram para a Escola de Mães um dos principais prêmios de design de produtos e serviços no mundo, o internacional Core77 Design Awards. A iniciativa venceu duas premiações: na categoria “Design pelo Impacto Social” e no “Voto Popular”, concorrendo com outras 13 iniciativas selecionadas pelos juízes.

 

 

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *