loading

Escola das Mães é lançada em Santos

Projeto do Juntos busca a redução da mortalidade infantil

A prefeitura de Santos lançou, nesta quinta-feira (28/01), a Escola das Mães, espaço que auxiliará as gestantes com cuidados durante o pré-natal e, consequentemente, será mais uma ferramenta para redução da mortalidade infantil. O projeto foi desenvolvido por meio do programa Juntos.

A Escola das Mães é uma das inovações do Mãe Santista, programa da prefeitura de Santos que já atendeu mais de sete mil gestantes. A realização de ultrassom morfológico a entrega de novos kits para as gestantes são outras inovações do Mãe Santista.

Durante o lançamento da Escola das Mães e das demais ações, o prefeito Paulo Alexandre Barbosa destacou os esforços da cidade para reduzir a mortalidade infantil. O índice caiu de 13,6 por mil nascidos vivos em 2014 para 10,8 mil nascidos vivos em 2015.

“É a menor taxa de toda história da nossa cidade. Isso é fruto desse trabalho. Significa preservar a vida e vamos, juntos, avançar cada vez mais”, afirmou o prefeito.

Como funciona

As participantes da Escola das Mães receberão um fichário, no qual serão inseridos os materiais referentes aos temas abordados, ao longo do pré-natal. A cada consulta, haverá uma atividade teórica ou prática que simula situações reais.

Após a realização de cinco consultas de pré-natal, a gestante receberá um kit contendo enxoval e produtos de higiene pessoal, no Fundo Social de Solidariedade de Santos.

Nesta primeira etapa, a Escola das Mães funcionará em setes espaços. Nas policlínicas do Jabaquara, Região Central Histórica, São Manoel, Aparecida, José Menino/Pompeia, Vila Mathias, assim como no Instituto da Mulher e Gestante. O projeto será ampliado gradativamente.

As gestantes atendidas por outras unidades também podem frequentar a Escola das Mães. Além delas, podem participar da iniciativa parceiros das gestantes, familiares e mulheres que querem se informar sobre a gestação.

Cocriação

A Escola das Mães surgiu a partir de um processo de cocriação com servidores e população, promovido pelo Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável. O objetivo era cocriar ações para combater a mortalidade infantil.

O Juntos é um programa de melhoria da gestão e dos serviços públicos municipais liderado pela Comunitas. No projeto da Escola das Mães, também atuou a Agência Tellus, parceira técnica da Comunitas no Juntos.

Aplicativo

A Escola das Mães contará ainda com um aplicativo para celular, que estará disponível a partir de março gratuitamente na Apple Store (plataforma iOS) e no Google Play (plataforma Android).

Qualquer mulher, independentemente de estar sendo assistida na rede pública, pode baixar o aplicativo e utilizá-lo. Ao acessar o aplicativo, ela deve escolher a opção que retrata a sua realidade: não estou grávida, estou grávida e mãe de recém-nascido.

As não gestantes receberão informações sobre planejamento reprodutivo e prevenção à gravidez indesejada. As grávidas serão informadas sobre a evolução do bebê em seu ventre e como melhor se preparar para o nascimento da criança. As mães de recém-nascidos são orientadas quanto aos cuidados com o bebê.

 

Os comentários estão desativados.