loading

Competitividade e inovação nos municípios são temas de 9º Encontro de Líderes da Comunitas

Evento reuniu líderes empresariais para discutir o planejamento como centro das transformações das cidades

Em sua 9ª edição, o Encontro de Líderes realizado hoje (25/11), em São Paulo, reuniu empresários, especialistas e prefeitos para discutir o futuro das cidades. O evento é realizado anualmente pela Comunitas, organização social que lidera o programa Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável.

A abertura foi conduzida por Carlos Jereissati Filho, presidente da Iguatemi Empresa de Shoppings Centers e um dos primeiros padrinhos do Juntos, e José Roberto Marinho, vice-presidente do Grupo Globo e também um dos pioneiros no apoio ao programa. Na ocasião, destacaram a necessidade do poder público incorporar ferramentas de gestão para construir um planejamento que de fato responda às necessidades do cidadão, inovar e estimular a participação do cidadão. Também falaram sobre o lançamento do estudo de caso do Programa Juntos, realizado pela Universidade de Columbia, que será usado nas salas de aula com alunos do mundo todo.

Jan Gehl: cidades para pessoas

Em seguida, o arquiteto dinamarquês, Jan Gehl, falou sobre o benefício de humanizar cidades e orientá-las aos cidadãos e, apresentou os cases de Copenhagen, Melbourne, Sydnei Nova York, destacando os benefícios econômicos e sociais das cidades desenhadas para pessoas. “Quanto mais pessoas caminham nas cidades mais mobilidade e mais transportes públicos são necessários, por outro lado se tornam mais vivas e trazem mais sustentabilidade e bem estar para as pessoas.”, explica Gehl.

Na sequência, foram realizadas rodas de conversa sobre “Competitividade e planejamento de longo prazo nas cidades” e “Inovação e engajamento da sociedade na gestão pública”.

Competitividade e planejamento de longo prazo nas cidades

 

Na primeira, o prefeito de Campinas (SP), Jonas Donizette, falou que a competitividade dos municípios passa por inovação. “Quando fomos convidados pela Comunitas a fazer parte do Juntos assumimos alguns compromissos: um deles foi ter secretários comprometidos e a outro foi a replicabilidade para outras cidades.”

O Prefeito de Salvador, ACM Neto, destacou a importância do planejamento como principal ferramenta de gestão e para pensar o futuro da cidade. “O planejamento serve de bússola e de norte para acompanhar metas do município”, explica ACM Neto.

O presidente do Banco Itaú, Roberto Setubal, citou que a boa gestão tem que ser sempre objetivada pelo setor público, colocando o cidadão como centro das decisões dos municípios. “Fico feliz da gestão ser incorporada ao setor público. O desafio é disseminar para os demais municípios”, explica o executivo.

Para o presidente do Conselho do Grupo Gerdau, Jorge Gerdau, é fundamental a racionalidade na governança pública e explicou que as cidades precisam descobrir vocação e fazer um plano de longo prazo. “Pouquíssimas cidades conseguem debater e descobrir a sua vocação e não apenas ficar no debate das necessidades básicas do cidadão.” E fez uma provocação: “É possível uma cidade ser competitiva, com ferramentas medievais de gestão e sem usar tecnologias?”. Reforçando essa ideia, o vice-presidente do Grupo Globo, José Roberto Marinho, explicou que o Programa Juntos ajudou a construir um ambiente virtuoso, com transparência e inovação.

Encerrando o primeiro debate, o líder de pesquisa de competitividade do World Economic Forum, Daniel Gomez Gaviria, apresentou dados do Brasil e explicou os critérios para desenvolvimento da pesquisa.

Inovação e engajamento da sociedade na gestão pública

Na segunda metade do Encontro, a debate ficou em torno da inovação e engajamento da sociedade na gestão pública. O presidente da Iguatemi Empresa de Shoppings Centers, Carlos Jereissati Filho, explicou sua experiência no Programa Juntos e como é possível participar da política de forma apartidária, num esforço interessado que o país dê certo para as pessoas. “Ser padrinho de uma cidade e apoiar coisas reais, entregar inovação, ajuda essas pessoas de boa índole a irem na direção certa”, afirma.

Outro padrinho do Programa, o executivo da Península Participações, Pedro Paulo Diniz, defendeu que o modelo de gestão pública e de democracia estão em xeque, por isso, cada vez mais é necessário construir uma cidade de maneira coletiva, com participação de todos. “É difícil, dá mais trabalho, mas é muito transformador”, comenta.

O recém-eleito Prefeito de Curitiba, Rafael Greca, comentou seu projeto para a cidade nos próximos anos e como o planejamento deverá estar inserido no dia a dia. “A gente tem que saber para onde quer ir e estar onde o povo está e, por meio da virtude do prefeitos, proporcionar o melhor às pessoas”.

O prefeito reeleito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa, explicou que a procurou focar a gestão no que importa. “As tecnologias trazidas pelo Programa Juntos, como a participação nos resultados, a meritocracia, por meio de metas para o secretariado. Além disso, criamos um programa em que todos os secretários visitam os bairros para saber o precisa e para a população fazer as demandas.”

Para o publicitário Luiz Lara, o tempo da política não tem sido o tempo do povo, bem como o tom de voz da comunicação oficial. “Não há um diálogo aberto com a população, não há uma troca em tempo real, não há uma utilização de toda a potencialidade que as redes sociais nos trouxeram. Para o executivo, a queda de confiança generalizada é um sintoma da do fim, da verdade comum. “Hoje, cada um tem a sua verdade e não basta mais o acolhimento, queremos reconhecimento e pertencer aos grupos”.

Para encerrar o debate, o diretor de Análise de Políticas Públicas na FGV, Marco Aurélio Ruediger, destacou a força das redes sociais na decisão do eleitor, bem como na necessidade de se pensar um governo conectado. “O governo tem que criar canais de policy feedback em tempo real. E os prefeitos, a partir de sua liderança, tem que que ser o indutor dessa mudança”, conclui o especialista.

O encerramento foi feito pelo vice-presidente executivo e membro do conselho do Itaú Unibanco, Ricardo Villela Marino, que destacou os resultados do Juntos nos 12 municípios.

Sobre a Comunitas

Comunitas é uma organização da sociedade civil brasileira que tem como objetivo contribuir para o aprimoramento dos investimentos sociais corporativos e estimular a participação da iniciativa privada no desenvolvimento social e econômico do país. Atua em várias frentes, com destaque para projetos como o BISC (Benchmarking do Investimento Social Corporativo), o Encontro de Líderes, a divulgação de Boas Práticas e o Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável, programa de aprimoramento da gestão pública municipal. https://www.comunitas.org.br/

 

 

Fotos: Leo Pinheiro

 

Os comentários estão desativados.