Copyright © 2017 - Comunitas
em-parceria-com-o-juntos-alunos-da-fgv-percorrem-prefeituras-para-propor-solucoes-na-gestao-publica

Em parceria com o Juntos, alunos da FGV percorrem prefeituras para propor soluções na gestão pública

Prefeituras de cidades do Nordeste, Sudeste e Sul do país recebem visitas de universitários, que buscam o aperfeiçoamento da máquina pública municipal.

Uma parceria entre a Comunitas e a Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV-EAESP) resultou em uma ação inédita: a partir de hoje, grupos de alunos da faculdade visitarão seis prefeituras integrantes da rede Juntos para analisar a administração municipal e propor soluções buscando o aprimoramento da gestão pública.

Até o próximo dia 13, os estudantes da disciplina “Município, Poder e Instituições Locais”, ministrada pelo professor Fernando Burgos, percorrerão as cidades de Petrolina (PE), Teresina (PI), Paraty (RJ), Caruaru (PE), Pelotas (RS) e Juiz de Fora (MG), custeados pela própria FGV.

Eles estão divididos em grupos de nove alunos que visitarão às cidades e conversarão com prefeito(a)s e secretários. A partir de um diagnóstico previamente elaborado, os estudantes ficarão por uma semana nas cidades em um modelo semelhante a um “gabinete sombra”, apoiando a gestão municipal em diversas áreas.

Cada integrante do grupo fica responsável por uma secretaria da administração. Dentro do órgão, o aluno terá contato com o gestor público – secretários, prefeitos e assessores, conhecendo mais detalhadamente os fluxos dos processos. Eles deverão levantar os três principais desafios para a gestão e estabelecer, para cada desafio, uma solução por meio de propostas de Plano de Ação Setorial.

O objetivo da iniciativa é permitir que os estudantes contribuam para a municipalidade e aprendam com os gestores sobre o dia a dia da função. Ao final, cada grupo produzirá um documento de aproximadamente 50 páginas – dentre as quais 27 serão propostas de solução – com a possibilidade de desenvolvimento de diferentes conteúdos.

“Estamos entusiasmados com essa parceria inovadora entre a Comunitas e a FGV, uma instituição com excelência reconhecida nacionalmente, pois apoiará no aprimoramento da gestão pública, pilar essencial para a Comunitas, sem que haja qualquer custo financeiro para a administração municipal. Essa iniciativa é importante, pois fortalece a rede Juntos e engaja os gestores e a academia na troca de conhecimentos, visando uma gestão pública cada vez mais eficaz, resultando na melhoria dos serviços públicos para a população brasileira”, destaca Regina Esteves de Siqueira, diretora-presidente da Comunitas.

Nas fases finais do projeto, os grupos passarão por apresentações e discussões de suas Propostas com os secretários municipais e também com uma banca julgadora composta por docentes da FGV.

Facebook