loading

Em Minas Gerais, Comunitas e governo estadual realizam primeira reunião de governança

Na manhã da última sexta-feira (01), a Comunitas e o Governo de Minas Gerais realizaram a primeira reunião da Governança do Programa Juntos. O encontro serviu para apresentar os resultados obtidos no primeiro ciclo de trabalho do programa no estado.

Estiveram presentes o governador Romeu Zema, a diretora-presidente da Comunitas, Regina Esteves, três dos membros da Governança do Juntos – José Roberto Marinho, Luiz Ildefonso Simões Lopes e Cloves Carvalho, e o parceiro do programa, Aod Cunha. Participaram também respeitáveis lideranças empresariais locais, interessados em participar do futuro de Minas Gerais.

Foto: Renato Cobucci/Imprensa-MG

“Ao integrar à rede do Programa Juntos, Minas Gerais contará com um amplo apoio, para que, lado a lado, busquemos o avanço econômico-social do estado”, disse Regina.

O trabalho da Comunitas consistiu em acompanhar a equipe de servidores estaduais indicados pelo governo para atuar na restruturação da administração. A proposta de reorganização (ainda em fase de finalização) sugerida pelo grupo está considerando uma redução que pode alcançar mais de 40 % da máquina pública administrativa, caso realizada. A reestruturação permite melhor foco na execução da política pública.

Ao somar a redução proposta mais os ganhos de eficiência, haveria uma economia total de R$ 256 milhões aos cofres do Governo de Minas Gerais por ano, alcançando uma economia de mais de R$ 1 bilhão durante quatro anos.

“Essa ação aqui vai facilitar, e muito, a implementação de outras em todas as estruturas do estado. Agradeço muito a Comunitas e quando a ajuda dá resultado a gente não fica constrangido de pedir mais”, afirmou o governador.

Leia também: Com apoio da Comunitas, governadores definem prioridades para avanço da reforma da previdência

Durante a reunião ainda houve a apresentação do diagnóstico fiscal de Minas Gerais, realizada pelo secretário de Finanças, Gustavo Barbosa. Segundo ele, de 2014 a 2018, as despesas com pessoal inativo cresceram quase duas vezes mais do que as com pessoal ativo. Além disso, o aumento das despesas totais superou a evolução das receitas, PIB e inflação no período.

Para enfrentar o desafio de equilibrar as contas pública mineiras, o governo está pleiteando entrar no Regime de Recuperação Fiscal (programa do Governo Federal), de acordo com Barbosa. O plano envolve a ação planejada, coordenada e transparente de todos os Poderes, órgãos, entidades e fundos dos Estados e do Distrito Federal para corrigir os desvios que afetaram o equilíbrio das contas públicas, por meio da implementação das medidas emergenciais e das reformas institucionais.

Leia também: Comunitas e Governo de Goiás realizam primeira reunião da governança do Programa Juntos

“Sair do desequilíbrio fiscal para uma estrutura mais planejada é a prioridade do Programa Juntos, por entender que uma gestão eficiente das contas é fundamental para o aprimoramento e perenidade de políticas públicas”, explicou a diretora-presidente da Comunitas.

 

 

Programa Juntos

Liderado pela Comunitas, o Programa Juntos está presente em diversas cidades do país, como as capitais São Paulo, Salvador, Curitiba e Teresina. Também integram a rede os governos estaduais de São Paulo, Rio Grande do Sul, Pará, Goiás e Minas Gerais. A iniciativa partiu da premissa de que atuar em conjunto com o poder público, envolvendo e engajando a sociedade civil, faria com que seus investimentos sociais fossem mais sustentáveis e perenes, promovendo impactos realmente transformadores na realidade dos municípios e estados brasileiros.

Reunião de Governança 

As reuniões de Governança do Programa Juntos têm como objetivo debater sobre expectativas, desafios e oportunidades da atuação do Programa Juntos nas cidades e estados que fazem parte da rede. Participam do encontro a Governança do Juntos –  formada por grandes líderes empresariais brasileiros, prefeitos e governadores, secretários integrantes dos comitês gestores, empresários locais, e parceiros técnicos do programa.

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *