loading

Desenvolvimento Socioeconômico é tema do segundo painel do “Curitiba 2035”

O segundo painel temático da frente de Planejamento Estratégico de Curitiba, foi realizado nessa última quinta-feira (10), na Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP).

A frente, chamada “Curitiba 2035”,  tem como objetivo construir diretrizes de longo prazo, com o engajamento da sociedade civil, que deverão nortear as políticas de desenvolvimento urbano sustentável da cidade nos próximos anos.

Desenvolvimento Socioeconômico foi o tema abordado no encontro que reuniu especialistas, universidades, governos, empresas, terceiro setor e organizações da sociedade civil.  Como resultado do debate, os participantes acreditam que Curitiba deve ser uma metrópole sustentável, inteligente e orientada ao desenvolvimento humano e reconhecida pela criatividade e inovação no ambiente de negócios. Os fatores críticos apontados para se chegar a isso são políticas metropolitanas de desenvolvimento socioeconômico, articulação e governança, ambiente de negócio, infraestrutura e conectividade.

Até o início de dezembro serão realizados mais oito painéis com os temas Mobilidade e Transporte, Meio Ambiente e Biodiversidade, Saúde e Qualidade de Vida, Planejamento e Gestão Urbana, Coexistência em uma Cidade Global, Segurança e Governança. Essas áreas temáticas prioritárias para o desenvolvimento urbano da cidade nos próximos 20 anos foram definidas durante um painel realizado em agosto na cidade.

Confira a programação:

Tema Data Local
Mobilidade e Transporte 17 de novembro Sebrae
Meio Ambiente e Biodiversidade 22 de novembro FIEP
Saúde e Qualidade de Vida 24 de novembro FIEP
Planejamento e Gestão Urbana 29 de novembro Parque Barigui
Coexistência em uma cidade global 01 de dezembro A definir
Segurança 06 de dezembro AECIC
Governança 08 de dezembro Fecomércio

Curitiba 2035

Iniciado neste ano, o projeto terá duração de dois anos, sendo que o primeiro é dedicado à construção do “Curitiba 2035”. No segundo ano, os esforços estarão concentrados na implementação e consolidação da governança. Dentre as principais etapas incluem: atividades de mobilização de especialistas e cidadãos a fim de comprometê-los com o futuro da cidade; elaboração de um Roadmap para a cidade no horizonte de 2035, por meio de um processo participativo de proposição de objetivos e ações em curto, médio e longo prazo; e criação de governança para a concretização dos planos previstos no “Curitiba 2035“, dentre outros.

A construção de um plano de longo prazo no território será uma das linhas de frente na Comunitas em 2017, por meio do programa Juntos. O planejamento estratégico, além de envolver diversos atores para que possam construir juntos as diretrizes para o futuro de suas cidades, permite que os esforços empreendidos ao longo dos anos possam se tornar perenes e sustentáveis, transformando a maneira de se fazer gestão pública no país, com foco em serviços públicos de qualidade, inovação e com a participação efetiva dos cidadãos. Além disso, fomenta a governança compartilhada e fortalece o controle social com a consolidação dos conselhos das cidades.

O “Curitiba 2035” está sendo realizado em parceria com diversos setores (público, privado, universidades e sociedade civil organizada) um plano de ação de longo prazo para a cidade, com o intuito de criar um ambiente urbano atraente, capaz de desenvolver pessoas, empresas e investimentos focados em inovação, que possa servir de modelo para o Brasil e o mundo.

img-20161110-wa0002 img-20161110-wa0003 img-20161110-wa0004 img-20161110-wa0011

Os comentários estão desativados.