curso-de-especializacao-em-desenvolvimento-local-e-ods-e-encerrado-com-sucesso

Curso de Especialização em Desenvolvimento Local e ODS é encerrado com sucesso

Os formandos são 100 gestores públicos de mais de 70 municípios brasileiros. Desenvolvimento do curso contou com apoio da Comunitas.

A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) realizou, nesta quinta-feira (25), a cerimônia de encerramento do curso de Especialização em Desenvolvimento Local e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Essa edição foi dedicada a servidores públicos em exercício na administração pública municipal e a empregados de consórcios públicos municipais.

O diretor executivo da Enap, Diogo Costa, ressaltou que os novos especialistas terão o papel de fazer com que cada município se torne cada vez mais especial para seus cidadãos. “Espero que a Enap tenha cumprido o papel de passar o conhecimento a vocês, de modo que possam colocá-lo em prática e melhorar as condições de seus municípios”, disse.

Leia também: Bate-Bola | Francisco Gaetani, presidente da ENAP, aborda a importância e os desafios da formação de lideranças públicas

Durante a cerimônia, também estiveram presentes o diretor de Proteção e Defesa dos Direitos Humanos do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Herbet Barros; a assessora da Superintendência Geral do Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam), Mara Biasi; a coordenadora da Unidade de Paz e Governança do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), Moema Freire; a coordenadora de Projetos do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos, Mayra Juruá; o secretário executivo da Frente Nacional dos Prefeitos, Gilberto Perre; e secretário executivo da Confederação Nacional dos Municípios, Gustavo Cesário; diretora substituta da diretoria de relações com organismos internacionais da Secretaria Especial de Articulação Social da Secretaria de Governo da Presidência da República, Ieda Nogueira; e o diretor executivo da Associação Brasileira de Municípios (ABM), Eduardo Tadeu.

O coordenador-geral de Pós-Graduação Lato Sensu da Enap, Rodrigo Torres, aproveitou para destacar a relevância de todos os parceiros e apoiadores, sem os quais não seria possível a realização do curso.

Leia também: Comunitas contempla seis servidores da rede Juntos com bolsas de estudo para especialização em gestão pública

Sobre o curso – A capacitação é uma proposta inovadora de imersão de gestores públicos municipais na realidade dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a partir de aulas, oficinas, estudos de caso, palestras e simulações que irão defrontá-los com a aplicação prática de conceitos de gestão e políticas públicas que promovem o desenvolvimento local. Ao todo, foram 408 horas de aulas em caráter intensivo, além de mais de 70 horas de atividades extras para construção de rede, aprendizado instrumental e reflexões analíticas com palestras, mesas redondas e oficinas em temas como Inovação, Equilíbrio Fiscal, Coordenação de Políticas, Abordagem Comportamental de Políticas Públicas, Experiências Internacionais com ODS, Direitos Humanos, e Desafios da Gestão Pública.

Entre as disciplinas ofertadas durante a capacitação, Desenvolvimento e Municípios contemplou a apresentação de todos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS 1 a 17) com uma metodologia inovadora. A disciplina contou com a apresentação de um ODS por dia, sempre com a presença de um especialista da área, complementada com oficinas de estudo de caso real, que orientaram a trajetória do aluno durante o curso.

O instrumento pedagógico para esse evento de aprendizagem foi o estudo de caso, o qual expôs os alunos a processos decisórios e dilemas similares àqueles vivenciados cotidianamente no contexto profissional. O esforço da Enap volta-se à promoção do ensino aplicado e da articulação entre teoria e prática, buscando associar a aprendizagem à reflexão e à análise de problemas concretos.

Leia também: Com participação de mais de cem gestores, especialização da ENAP apoiada pela Comunitas chega ao fim

A oferta do curso foi possível devido à parceria com instituições qualificadas e com experiência em gestão local. Entre os apoiadores estão: Secretaria de Gestão, do Ministério da Economia (Seges/ME); Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos; Secretaria de Governo da Presidência da República; Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD); Comunitas; Instituto República; Fundação Lemann; Humanize; Fundação Brava; Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE); Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) e Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam).

Deixe um comentário:

Deixe um comentário

Facebook
Twitter
LinkedIn
YouTube
Instagram
Siga-nos por email