loading

Conhecido como “Tinder do planejamento urbano”, site facilita participação popular na esfera pública

Similar ao Tinder, famoso aplicativo de relacionamento, página na internet disponibiliza questões em diferentes áreas urbanas, para que o cidadão opine.

Para descobrir o que os habitantes e visitantes pensam sobre temas pertinentes relacionados ao planejamento urbano municipal, a cidade de Santa Monica, nos Estados Unidos, lançou um site que funciona similarmente ao Tinder, aplicativo de relacionamento social e encontros.

Com o nome de CitySwipe, a página trabalha da seguinte forma: após preencher um pequeno questionário informando se é morador da cidade, do entorno, ou visitante, o usuário expressa algumas preferências pessoais. Logo após, são disponibilizadas as perguntas da pesquisa, abordando temas como mobilidade urbana e predileções no visual urbanístico. As perguntas são respondidas com “sim” ou “não”, também permitindo ao utilizador deixar comentários a respeito do assunto.

A intenção da plataforma é tornar a participação popular simples e intuitiva, sem apelar para leis municipais, geralmente burocráticas. De acordo com o site, o resultado da pesquisa será usado para a criação de um plano comunitário para a região central da cidade, que terá validade de quinze anos.

Os comentários estão desativados.