comunitas-reune-gestores-publicos-para-cocriacao-de-laboratorio-de-inovacao-em-gestao-publica

Comunitas reúne gestores públicos para cocriação de laboratório de inovação em gestão pública

No local serão construídas iniciativas inovadoras, a partir de vivências com diferentes abordagens e metodologias, para resolver questões reais das cidades e estados brasileiros

Há algumas semanas, a Comunitas iniciou o desenvolvimento de um laboratório de inovação em políticas públicas, denominado InovaJuntos.

O objetivo é, a partir de vivências com diferentes abordagens e metodologias, criar um ecossistema de inovação para resolver questões reais das cidades e estados brasileiros, por meio do apoio na construção e implementação de políticas públicas transformadoras.

O espaço, sediado na Comunitas, fomentará a experimentação, renovação e cocriação, com bases nos conceitos de inovação aberta. Além disso, no local serão explorados aprendizados, insights e estratégias consideradas vantagens comparativas da Comunitas, adquiridas ao longo dos últimos anos.

“O mote do Programa Juntos sempre foi a formulação de iniciativas inovadoras, que transformassem de forma estruturante a realidade do cidadão. Com o InovaJuntos temos a oportunidade de, também, apoiar gestores públicos inovadores no desenvolvimento e implementação de políticas públicas modernas e condizentes com os atuais anseios da população”, explicou a diretora da Comunitas, Patricia Loyola.

O InovaJuntos está em fase de cocriação – um trabalho liderado pela Agência Tellus, parceira da Comunitas, e, para aferir múltiplas visões e experiências ao projeto, a Comunitas realizou, hoje (08), uma oficina de “brainstorming”, que contou com a participação de diversos atores especialistas em gestão pública.

Além da equipe interna da Comunitas, estiveram presentes representantes das prefeituras de Caruaru, Campinas, São Paulo, Cotia, São do Sul, Osasco, Paraty, Estado de São Paulo e da Universidade de São Paulo.

“O InovaJuntos vai ser um divisor de águas para a gestão pública municipal. Ele terá o poder, se considerarmos as diversas ideias debatidas aqui hoje, de fomenta formas diferentes de enxergar a gestão pública. E isso é um papel fundamental para que os resultados que esperamos sejam alcançados no menor tempo e com o menor gasto público possível”, disse o secretário de Educação de Caruaru, .

O público do InovaJuntos será focado em servidores públicos dos níveis estaduais e municipais. Além disso, a iniciativa seguirá algumas diretrizes, como: foco no problema, de forma presente sem perder a visão de futuro; atuação em rede visando a geração de valor público; e a reinvenção de soluções já criadas, as aprimorando. O InovaJuntos tem previsão de lançamento para março de 2020.

“O InovaJuntos é uma oportunidade de democratização da inovação onde ela é mais necessária, como municípios de pequeno e médio portes. O desafio é mostrar para as lideranças públicas que a inovação não é uma coisa grandiosa, tecnológica e complexa, mas, sim, pequenos incrementos e melhorias nos processos e dinâmicas – coisas possíveis de serem realizadas”, acredita o diretor técnico da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo, Rafael Lisboa.

Deixe um comentário:

Facebook
Twitter
LinkedIn
YouTube
Instagram
Siga-nos por email