loading

Comunitas participa da Conferência Habitat III da ONU

Realizado em Quito, nesta semana, o evento reuniu diplomatas, especialistas e organizações sociais para debater sobre desenvolvimento urbano sustentável

Entre os dias 17 e 20 desta semana,  a Comunitas participou do “HABITAT III” – Terceira Conferência das Nações Unidas sobre Moradia e Desenvolvimento Urbano Sustentável, realizada em Quito, no Equador, que reuniu diplomatas, especialistas e organizações sociais.

Durante os quatro dias de evento, as cidades estiveram no centro dos debates. Painéis relacionados à governança, advocacy, desafios urbanos, financiamento dos governos locais, gestão participativa e cidades inclusivas foram alguns dos temas que permearam as discussões. O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-Moon, destacou que para transformar o mundo é preciso maior planejamento, projetos mais bem feitos e investimentos em políticas para atender os serviços básicos. A responsabilidade, segundo ele,  está na mão das cidades, que precisarão de apoio nacional e regional. “As cidades são polos de criatividade. Precisamos usar seu potencial de transformação”.

Em 1976, quando foi realizada a Habitat I, menos de 40% da população mundial estava nas cidades e hoje esse índice subiu para 54% com uma expectativa de alcançar cerca de 70% em 2050. Projeções mostram que tal taxa de urbanização aliada ao crescimento geral da população mundial pode incrementar a população urbana em 2.5 bilhões em 2050 e cerca de 90% desse crescimento se concentrará na Ásia e África. No Brasil, o Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) destacou que  84% da população está na cidade. A organização comentou, durante o evento, que elaborou uma publicação que visa contribuir com autoridades municipais ao compilar importantes iniciativas do setor privado e sociedade civil em prol da sustentabilidade nas cidades, tendo por base os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).  Mais de 20 iniciativas são apresentadas como modelos de parcerias público privadas.

Joan Clos, secretário geral da Habitat III, ressaltou que as cidades são os principais motores de desenvolvimento da prosperidade, além de responder pela maior parte da geração de empregos. “É necessário encarar a urbanização como um investimento e não como um gasto”, comentou.

O World Urban Campaign – uma das maiores plataformas globais de advocay para cidades que vem mobilizando Urban Thinkers em torno na nova agenda urbana (New Urban Agenda – NUA), apresentou o manifesto The City We Need (TCWN), com um conjunto de 10 princípios e 10 vetores de mudança  que representam um novo paradigma e um conjunto de soluções tangíveis para a melhoria das cidades. A implementação tem sido o mantra dos Urban Thinkers e no caminho para a Habitat III foram agrupadas 165 soluções ao redor do mundo. “Temos a satisfação de compor essa lista com nove cases práticos do programa Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável”, comenta  Patricia Loyola, diretora de Gestão e Comunicação da Comunitas, que foi a Quito acompanhar a Conferência. As soluções inspiram a implementação da nova agenda urbana localmente em múltiplos contextos.

Durante a conferência, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) lançou um novo relatório que enfatiza o poder da cultura como ativo estratégico para criar urbanidades mais inclusivas, criativas e sustentáveis. O relatório reúne dois anos de pesquisas, com análises e recomendações para impulsionar o papel da cultura no desenvolvimento sustentável. O objetivo número 11 dos  ODS é tornar as cidades mais inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis.

Com informações: ONU Brasil.

 

Os comentários estão desativados.