loading

Comunitas no Jornal Nacional | Parceria com Teresina para melhorar educação

 

A Comunitas teve destaque no principal telejornal brasileiro, o Jornal Nacional, para falar sobre as ações que a organização está implementando em parceria com a Prefeitura de Teresina, visando tornar a educação pública da capital piauiense ainda melhor.

O intuito é ampliar os resultados obtidos por Teresina no ranking do IDEB divulgado recentemente, que demonstrou que a cidade tem a melhor educação pública entre as capitais do Brasil. Com esse resultado, referente à 2017, a capital do Piauí passou do terceiro lugar para a primeira posição do ranking.

Leia mais: Parceira do Juntos, Teresina tem o melhor ensino público entre as capitais do país

Confira o texto na íntegra na matéria em vídeo:

Educação de qualidade tem sido um dos desejos mais recorrentes dos brasileiros. O JN mostra que a união de vários setores da comunidade pode transformar o ensino. O exemplo vem de Teresina.

Nada de monotonia na sala de aula. Aulas atrativas e jogos de raciocínios fazem parte do currículo escolar.

“A gente soma a pontuação para ver quem tem mais ponto, assim ajuda também na matemática para fazer os cálculos”, conta Bruno Ruan de Sousa, de 10 anos.

A escola José Camilo da Silveira Filho é uma das 149 escolas de rede municipal de Teresina que participaram da última Avaliação Nacional da Educação Básica. Juntas elas alcançaram o melhor Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) entre as capitais do Brasil e já superaram a meta que o MEC estipulou para o município até 2021.

Para chegar nesse resultado, toda a rede municipal de ensino passa por capacitação de professores e avaliação periódica do aprendizado dos alunos. Quem tem mais dificuldade, recebe reforço.

“A gente procura formar primeiro nossas crianças como leitores. A partir das habilidades de leitura consolidadas é que a gente vai conseguir contemplar os conteúdos curriculares”, explica o professor de português Alex Alves.

Há mais ou menos dois anos a escola não fecha mais aos fins de semana. Ela abre as portas para a comunidade e oferece atividades esportivas e culturais, reforçando assim, uma bela parceria com a família dos alunos.

“Os pais se uniram com a direção e todos se uniram em prol de ajudar as crianças, e isso tem sortido efeito”, diz Ana Cristina Aguiar, mãe de aluno.

Na última década, o Ideb da rede municipal só cresceu, e de 2015 para cá deu um salto. Mais gente chegou para ajudar e de forma voluntária. Em 2014, a Comunitas, que reúne líderes empresariais, entrou nesse processo para descobrir o que deu certo para não parar esse crescimento.

“A educação realmente tem que ser blindada de todo processo de mudança de período de governo ou de gestores, de líderes políticos, para que realmente sejam projetos de sociedade, para que os resultados sejam mantidos, acompanhados e que eles possam evoluir ao longo do tempo”, afirma Regina Esteves, diretora-presidente da Comunitas.

“Todas as crianças deviam ter essa mesma chance de estudar numa escola boa, capacitada, para elas terem um ensino melhor”, diz Maria Vitória Martins, de 10 anos.

 

 

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *