loading

Com participação da Comunitas, II Fórum Municipal Juntos Pela Segurança é realizado em Caruaru

A Comunitas participou, ontem (24), do II Fórum Municipal Juntos Pela Segurança, realizado pela Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Ordem Pública. O evento teve como objetivo prestar contas sobre as ações que foram realizadas nos dois anos da implantação do Plano Municipal Juntos Pela Segurança – iniciativa que conta com apoio do Programa Juntos em parceria da Open Society Foundations.

A especialista em segurança pública Melina Risso, parceira técnica contratada pela Comunitas para liderar o projeto junto à prefeitura, ficou responsável pela palestra magna do evento. “Não dá para pensar segurança de uma maneira individual. Acho que esse é outro exemplo que Caruaru e esse fórum representam, a gente só faz isso de maneira coletiva”, completou.

Leia também: Comunitas apresenta iniciativas de segurança pública em evento sobre inovação no setor público

Durante o evento, o chefe de Gabinete da Procuradoria Geral de Justiça, Paulo Augusto, entregou o selo de “Cidade Pacífica”, pelo cumprimento das metas de Segurança Pública. Além das conquistas no combate à criminalidade, a conquista do selo vai possibilitar a obtenção de recursos públicos e privados para investimentos na qualidade de vida dos cidadãos. “O Ministério Público tem incentivado os municípios a cumprirem seu papel diante da segurança pública. Sabemos que ninguém faz nada sozinho, mas Caruaru tem buscado fazer a sua parte nas diversas áreas”, disse a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra.

Leia também: Em Caruaru, Segurança e Educação são destaques de reunião de Governança

Com o selo “Cidade Pacífica”, os governos municipais podem apresentar medidas distribuídas em nove eixos temáticos, são eles: guarda municipal pacificadora; segurança nos estabelecimentos comerciais/bancários; esporte pacificador/cultura/lazer; mesa municipal de segurança; proteção integrada pacificando escolas; empresas solidárias; transporte pacificador; iluminação pacificadora; e pacificando bares e similares (operação Bar Seguro).

Para Paulo Augusto, é necessário incentivar os gestores públicos nas suas ações preventivas de segurança pública, reconhecendo os seus acertos e contribuindo para impedir os erros. “O mérito do município de Caruaru foi justamente construir um plano com a definição de uma série de atitudes, unindo o poder público, as entidades privadas e a sociedade civil”, destacou.

Leia também: As cidades podem vencer a violência

Juntos pela Segurança

Com apoio do Programa Juntos, o Juntos pela Segurança é um projeto construído pela Prefeitura Municipal com o intuito de executar ações integradas e fortalecer a articulação entre os órgãos de segurança da cidade. O projeto foi criado há dois anos, e em junho de 2019 passou a contar com apoio do Programa Juntos em parceria com a Open Society Foundations.

A intenção da parceria é institucionalizar e ampliar as ações do projeto, com ênfase na redução de homicídios, com o diagnóstico detalhado de como o Poder Público pode intervir para evitar a perda da vida da vítima, e, também, o uso da tecnologia para a construção de políticas de prevenção, com foco em cidadãos mais vulneráveis.

Leia também: Segurança pública é tema do primeiro podcast da Comunitas

Com mais de 180 ações no plano, o Juntos pela Segurança é baseado em princípios como interatividade social, interlocução com outros poderes, órgãos e entidades e respeito à dignidade da pessoa humana. O trabalho pode ser acompanhado diretamente pela população, por meio dos Conselhos de Segurança Cidadã, fórum onde também são apresentadas as demandas que interferem na prevenção à violência local.

 

Com informações da Prefeitura de Caruaru.

 


 

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *