loading

Com parceria da Comunitas, projetos para desenvolvimento de Santos são apresentados

Projetos são resultado da parceria entre a Comunitas e a Prefeitura de Santos Com foco na prosperidade da Região Central, no progresso sustentável da Área Continental e no desenvolvimento habitacional da Cidade, foi apresentado nesta sexta-feira (6) um projeto urbanístico integrado à Agenda Santos 500, elaborado por meio de uma parceria entre a Prefeitura e a organização empresarial Comunitas, que financia acordos de cooperação técnica para municípios, sem custos ao poder público.

Leia também: Como o planejamento urbano influencia nosso dia a dia

Em reunião comandada pelo prefeito Paulo Alexandre Barbosa, com participação de representantes do comércio, do empresariado e do Legislativo Municipal, profissionais do escritório paranaense de arquitetura Jaime Lerner – consultoria contratada pela Comunitas – apresentaram em vídeo as propostas de revitalização de pontos estratégicos da Cidade como Monte Serrat, Mercado Municipal e rodoviária. Também foram expostas ideias para Valongo, a região portuária e as habitações em áreas de mangue.

Os arquitetos Ariadne Daher e Felipe Guerra (ambos da Jaime Lerner) abordaram, além dos detalhes arquitetônicos do projeto, questões relacionadas a turismo, economia criativa, laços afetivos da população e condições dignas de moradia. Todos esses temas devem, a partir de agora, ser discutidos por setores diversos da sociedade santista.

Leia também: Entrevista | Pensando a Cidade, com Ariadne Daher

Com experiência em planos já desenvolvidos em capitais como Rio de Janeiro, Porto Alegre e Recife, Ariadne cita as características que considera marcantes de Santos. “A praça d’água na frente do Mercado Municipal, na bacia das catraias, é de uma beleza cênica muito bacana e um elemento de identidade. Há também a possibilidade da criação de uma nova orla no Valongo”.

Cidade já investe em áreas estratégicas e cumpre metas para parceria

Para o prefeito, as propostas apresentadas na reunião vão ao encontro de políticas já adotadas pela atual gestão, como o plano de desenvolvimento da Região Central, recentemente contemplado com o programa Novo Centro Velho, que prevê incentivos fiscais e obras orçadas em R$ 44 milhões para esta parte da Cidade. Leia também: Vídeo | Como Planejar Cidades para pessoas, com Jan Gehl Ele também comentou sobre as possibilidades de expansão de atividades turísticas e comerciais fora da Área Insular. “A expansão portuária do Brasil está na Área Continental de Santos, sempre considerando a questão ambiental, que deve ser dialogada”.

 Leia também: Comunitas no jornal A Tribuna | Plano de longo prazo apresenta propostas de ampla estruturação urbana para Santos 

Quanto à Agenda Santos 500, referência ao quinto centenário do Município que será completado em 2036, Barbosa ressalta se tratar de uma proposta que deve ser abraçada por todos. “Não é uma agenda do prefeito, nem deste governo e tampouco da Prefeitura. É da Cidade, que deve se apropriar dessa ideia”. Parceria Para o diretor da Comunitas, Washington Bonfim, Santos é uma cidade “extremamente importante” para a organização por conta do sucesso em projetos desenvolvidos em parcerias desde 2014 como o Mãe Santista e o programa de Participação Direta nos Resultados (PDR), que se tornou um modelo de gestão para outros municípios. Segundo ele, Santos tem cumprido as metas e garantindo bons resultados em questões como equilíbrio fiscal, gestão e planejamento urbano.

 

Com informações da Prefeitura de Santos.

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *