loading

Com apoio do Juntos, juventude de Paraty participa de novo encontro de formação

Com o tema “Juventude e Cultura da Violência”, técnicos do Cenpec promoveram na última sexta-feira (25) o segundo encontro de formação de jovens e de técnicos da Prefeitura de Paraty.

Os encontros de formação fazem parte da “Agenda Municipal de Juventude”, projeto que tem o apoio do Programa Juntos, com parceria técnica do Cenpec em Paraty.

O encontro foi dividido em duas etapas: pela manhã, participaram técnicos da prefeitura e integrantes de ONGs e conselhos, como o Conselho Municipal do Direito da Criança e do Adolescente (CMDCA). À tarde, o público-alvo foi a juventude local.

Com larga experiência no atendimento a jovens que cumprem medidas socioeducativas, a pesquisadora Marília Rovaron foi uma das coordenadoras do encontro de formação.

Com base nas informações de processos e dos atendimentos realizados pela Fundação Casa em São Paulo, ela demonstrou que há diferentes conceitos e percepções de violência envolvendo jovens, com a culpabilidade muitas vezes acentuada pela condição social dos infratores.

Rovaron também apontou que há uma dificuldade dos gestores públicos e membros de ONGs em reconhecer as novas narrativas e valores culturais da juventude. “Por exemplo, pensa-se a música de forma militante, sem levar em conta o que realmente atrai os jovens”, disse.

No final do encontro, o Cenpec sugeriu à Coordenadoria de Juventude a montagem de grupos de jovens que irão encaminhar às secretarias municipais sugestões de ações voltadas para a juventude. Cada jovem também expôs o que é ser jovem em Paraty de acordo com a sua vivência.

Para Lucas Cordeiro, integrante da Coordenadoria de Juventude, o segundo encontro de formação foi bastante positivo. “Tivemos uma participação intensa dos jovens. E houve uma interação importante dos técnicos e representantes de conselhos na discussão do tema da prevenção à violência”, concluiu.

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *