loading

Com apoio do Juntos, aplicativo de celular ajuda a cuidar da saúde dos pacientes de Pelotas

Aplicativo já é usado por mais de 23 mil pessoas, atualmente. Com apoio do Juntos, será mais uma ferramenta na prevenção e tratamento de doenças em Pelotas, junto com a Rede Bem Cuidar.

Esquecer-se de tomar os medicamentos na hora certa é bem mais comum do que se pensa. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que apenas 30% dos pacientes crônicos tomam os medicamentos corretamente, o que acarreta em uma série de complicações a médio e longo prazo.

Para mudar essa realidade, uma iniciativa da Prefeitura de Pelotas vai fazer, junto aos usuários de dez Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e à Farmácia Municipal, um trabalho de estímulo ao uso do CUCO Health, um aplicativo (app) de celular que alerta o paciente, com o som do “cuco”, que está na hora de tomar o remédio.

Desenvolvido pela empresa de tecnologias CUCO Health, a ação será implementada em Pelotas com o apoio do Juntos. O aplicativo já está disponível gratuitamente para Android e iOS(iPhone) em suas respectivas lojas de aplicativos.

Prefeitura: Aplicativo de celular lembra usuário de tomar seus medicamentos

Além do lembrete, a ferramenta serve para monitorar e personalizar esse tratamento. Com baixo custo de gerenciamento, a plataforma entrega, em tempo real, informações sobre o tratamento dos pacientes para a ferramenta de acompanhamento e controle, permitindo que ele compartilhe as informações do tratamento com profissionais de saúde. O CUCO também permite informar familiares e amigos quando o paciente esquecer-se de tomar o remédio na hora certa através da funcionalidade Cuidadores.

Inicialmente, banners e flyers serão distribuídos nas quatro UBSs que integram a Rede Bem Cuidar (Bom Jesus, Simões Lopes, Guabiroba e Sanga Funda) – iniciativa também desenvolvida com apoio do Juntos, e outras seis unidades espalhadas pela cidade. Selecionadas pela Secretaria de Saúde do Município, algumas equipes de saúde já foram treinadas e atuarão como multiplicadoras do CUCO nas UBSs.

 

Assista o vídeo abaixo e saiba como usar:

 

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *