loading

Com apoio da Comunitas, prefeitura inicia nova fase do Curitiba 2035

No último dia 1º, a Prefeitura de Curitiba deu início à nova etapa do Curitiba 2035, iniciativa de caráter apartidário, desenvolvida com apoio do Programa Juntos, que mira a construção de um planejamento estratégico, com objetivos de longo prazo, tendo propósito uma cidade mais sustentável, inovadora e humanizada.

Leia também: Artigo | Por um novo modelo de gestão pública, por Regina Esteves

Intitulada de “Engajamento Coletivo”, essa segunda fase do projeto visa constituir e exercitar a Governança, grupo com a responsabilidade de orientar as diretrizes propostas no planejamento, bem como aproximar e integrar os atores envolvidos na implementação das ações, e, também, acompanhar a evolução da execução.

Além disso, essa nova etapa tem como finalidade a construção da matriz de responsabilidades, uma espécie de dispositivo com o qual as instituições assumem sua responsabilidade dentro do planejamento estratégico. Por exemplo, o comitê responsável pela área de Desenvolvimento Socioeconômico do Curitiba 2035 tem o Sebrae como indicado para liderar, e como secretaria a Endeavor – maior organização de apoio a empreendedorismo e empreendedores de alto impacto.

Assista: Comunitas na RPC afiliada Rede Globo no Paraná | Projeto Curitiba 2035 planeja a cidade do futuro

A articulação com a Região Metropolitana de Curitiba (RMC) e a aproximação com o Governo do Paraná também estão entre os resultados esperados para essa fase do Curitiba 2035.

Primeira fase: Construção do Planejamento Prospectivo

Após a realização de reuniões e painéis estratégicos com especialistas, que contaram com a participação de mais de 800 pessoas, a primeira fase do Curitiba 2035 – denominada “Inteligência Coletiva” foi encerrada com 1148 ações de curto, médio e longo prazo.

Leia também: Com apoio da Comunitas, ‘Curitiba 2035’ apresenta metas para o desenvolvimento sustentável

Em maio de 2018, foi apresentada a publicação que sistematiza as ações de curto, médio e longo prazo, definidas para o Curitiba 2035, cocriadas entre diferentes órgãos da sociedade, após inúmeras reuniões. A publicação servirá de guia no caminho a ser percorrido para a concretização do futuro desejado para a cidade.

 


 

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *