loading

Cidades do Juntos se reúnem para troca de experiências em políticas públicas

Em encontro promovido pelo Juntos, representantes de Paraty e Campinas desembarcaram em Santos para conhecer projetos em diversas áreas.

Na última segunda-feira (10), gestores da cidade de Paraty (RJ) e Campinas (SP) foram a Santos (SP) para conhecer ações realizadas na cidade paulista nas áreas de economia, cultura e juventude. Promovido pelo Programa Juntos, a reunião contou com a participação de secretários municipais e coordenadores de juventude de ambas as cidades, além de representantes da Comunitas.

O objetivo do encontro é conectar os gestores públicos e proporcionar um espaço de compartilhamento de experiências entre as prefeituras integrantes do Juntos, fortalecendo e engajando a rede.

Cidade criativa e inovação econômica

Niedja Santos, diretora do Escritório de Inovação de Santos, explicou o processo de candidatura de Santos na UNESCO para conseguir o selo de Cidade Criativa, demonstrando o método de construção do grupo de trabalho, realização do diagnóstico, documentos necessários e o vídeo produzido.

A diretora também apresentou o Observatório de Inovação Econômica, com 21 indicadores de economia criativa e ambiente de inovação, baseados na 11ª meta dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), agenda desenvolvida pela Nações Unidas (ONU). Segundo ela, Santos foi a primeira das 116 Cidades Criativas a implantar o Observatório com indicadores e, atualmente, estão na etapa de consolidar esses indicadores com secretarias e conselhos municipais.

Planejamento de cultura

Com a estruturação de políticas culturais municipais, a intenção de Paraty com a visita é, também, ter embasamento na área para o desenvolvimento de projetos, principalmente visando a participação popular, descentralizando os eventos e buscando mais transparência nos gastos.

“Anteriormente, a única ligação da população com esses eventos era para a geração de renda com o turismo e há poucos anos começaram a pensar em ações para integrar o cidadão, descentralizar os festivais, levando-os também para a periferia, e envolver a população nas tomadas de decisão”, disse José Sérgio, secretário adjunto de Cultura de Paraty.

O secretário de Cultura de Santos, Fábio Nunes, explicou a estruturação do Plano Municipal de Cultura, programa que rege as ações culturais do município pelos próximos dez anos, construído em colaboração com a população santista.

Política de Juventude

O Brasil tem cerca de 50 milhões de jovens com idade entre 15 e 29 anos, com seus anseios específicos. Por esse motivo, a importância de desenvolver iniciativas públicas voltadas especialmente para esta parcela da população.

Para o coordenador de Juventude de Santos, Wellington Araújo, além de desenvolver o plano municipal para os jovens, é essencial que haja a estruturação da sistemática de monitoramento das metas, e, além disso, a transparência, com os dados e custos disponíveis para acompanhamento cidadão.

Programa Juntos

Liderado pela Comunitas, o programa Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável desenvolve um modelo inovador de qualificação dos investimentos sociais corporativos ao optar pela atuação direta em parcerias com administrações municipais. A iniciativa partiu da premissa de que atuar em conjunto com o poder público, envolvendo e engajando a sociedade civil, faria com que seus investimentos sociais fossem mais sustentáveis e perenes, promovendo impactos realmente transformadores na realidade dos municípios brasileiros.

Os comentários estão desativados.