loading

Cidades do Juntos estão entre as mais inteligentes do Brasil

Ranking utilizou 70 indicadores para avaliar mais 500 cidades brasileiras. Municípios integrantes do Juntos estão entre os primeiros da lista.

Segundo um relatório da Organização das Nações Unidas (ONU), os próximos anos trarão grandes mudanças na estrutura e distribuição populacional mundial. Até 2050, a ONU estima que cerca de 2,5 bilhões de novas pessoas passem a morar em áreas urbanas. Essa projeção torna a construção de cidades mais sustentáveis um dos maiores desafios dos últimos tempos – o que inclui megalópoles como São Paulo.

Administradas de forma eficaz, com foco em inovação e humanização, as cidades terão capacidade de suprir as necessidades básicas da população e promover desenvolvimento econômico, levando em consideração responsabilidade socioambiental. É isso que torna uma “cidade inteligente”.

E para elencar as 100 cidades mais inteligentes do Brasil, a Urban Systems, empresa especializada em análise de dados demográficos em mapas digitais, elaborou o ranking Connected Smart Cities – e diversas cidades do Juntos fazem parte da lista.

Artigo: Smart Cities: A disrupção que invade a Gestão Pública

Nas duas primeiras posições estão São Paulo (SP) e Curitiba (PR), respectivamente, ambas integrantes do Juntos. Na maior cidade do país, o destaque fica para a mobilidade, com o sistema mais integrado do Brasil, e para o empreendedorismo e tecnologia. Já na capital paranaense, que subiu uma colocação em 2017, o destaque está para o desenvolvimento urbanístico e governança.

Divulgado com exclusividade pela revista Exame, o ranking usa 70 indicadores para avaliar a integração entre mobilidade, energia, segurança, urbanismo, meio ambiente, economia, educação, saúde, tecnologia e inovação, empreendedorismo e governança em mais de 500 cidades brasileiras.

Competitividade e inovação nos municípios são temas de 9º Encontro de Líderes da Comunitas

A maioria das cidades da integrantes do Programa Juntos elevou sua colocação. Confira:

2017    2016

8º           10º         Campinas (SP)  29,788

11º         11º         Porto Alegre (RS)            29,283

12º         12º         Santos (SP)        29,026

17º         18º         Salvador (BA)    28,031

24º         32º         Juiz de Fora (MG)           26,73

Juntos pelo desenvolvimento sustentável municipal

Inovação é um dos pilares primordiais para o Programa Juntos, acreditando que é necessário buscar novas e mais eficientes formas para construção das cidades brasileiras, com mais sustentabilidade, perenidade e menos custo para as administrações públicas.

Para isso, o programa apoia o desenvolvimento de iniciativas como a Rede Bem Cuidar, em Pelotas (RS), que visa estabelecer um novo e alto padrão de atendimento aos pacientes – o projeto venceu prêmios de excelência nacional e internacional;

Pelotas inaugura terceira Rede Bem Cuidar, iniciativa desenvolvida com apoio do Juntos

Aprovação Imediata Responsável (ARI), lei inédita no país, elaborada para reduzir o tempo de tramitação dos processos imobiliários, desburocratizando a aprovação de empreendimentos de baixo impacto. Ela já reduziu em até 72% no tempo de aprovação, de 107 para 35 dias;

Inspirado em projeto apoiado pelo Juntos, Goiânia lança “Alvará Fácil”

As plataformas e-você e Colab, que mobilizam e engajam o cidadão na gestão pública e no aprimoramento dos serviços públicos oferecidos, por meio de processos e ferramentas de participação;

Além da recém-lançada plataforma Rede Juntos – plataforma digital de troca de conhecimento em gestão, espaço digital que reúne conteúdos especializados em gestão pública, com cartilhas, realização de webinários e mini-cursos, além da possibilidade de troca de experiência entre administradores públicos – prefeitos, secretários, servidores, além de estudantes e especialistas do assunto.

Rede Juntos: faça o download do aplicativo já disponível para Android e iOS

 

 

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *