loading

Campinas e-você é finalista do Governarte 2014

BID irá premiar as melhores iniciativas de uso da tecnologia para a inclusão social

A plataforma digital Campinas e-você é um dos finalistas do Prêmio Governarte 2014 do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Criada com o objetivo de aumentar a participação dos cidadãos na melhoria dos processos administrativos do município, bem como na concepção e ampliação da oferta de serviços, é resultado de uma parceria entre Comunitas, Instituto Tellus e Prefeitura de Campinas.

 

Na prática, o projeto busca aplicar o conceito de inovação aberta na gestão pública, em que população e governo são co-criadores de políticas sociais. Via web, a plataforma abre um canal de diálogo com a comunidade, ao permitir que as pessoas participem coletivamente de um desafio específico, criando e elegendo soluções compartilhadas para a melhoria do serviço oferecido.

Para ir a voto, as sugestões seguem critérios de viabilidade técnica e de recursos orçamentários. Ao final do processo, o município deve comprovar a implementação da política vencedora. Em Campinas, o desafio “Como podemos deixar o serviço de saúde mais eficiente, confortável e acolhedor”, recebeu 108 propostas, 122 mil visualizações e mais de 10 mil acessos às 7 propostas selecionadas.

O Campinas e-você concorre na categoria 4 – parceria com o setor privado em nível municipal. O vencedor será conhecido após resultado da votação popular, que termina no próximo dia 8. Serão premiadas ações inovadoras em gestão pública de toda a América Latina. Para votar acesse o site do Governarte 2014:http://www.iadb.org/es/temas/gobierno/gobernartesys/premio-gobernarte-2014-el-arte-del-buen-gobierno,9734.html

Para o cofundador e diretor do Tellus, Germano Guimarães, o que diferencia essa proposta das concorrentes é a forma de posicionar o cidadão, como cocriador de soluções e não um simples apontador de problemas. “Nosso conceito é estimular esse potencial criador”, diz, acrescentando também que e-você prevê a cobrança de uma resposta efetiva do poder público.

Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável

“Ficamos muito felizes com essa indicação, é a ideia do Juntos tornando-se realidade a cada dia, as coisas estão acontecendo”, disse Ana Luisa Andrez Cadelca, da assessoria jurídica da Comunitas, uma das responsáveis pela viabilização do e-você em Campinas, em referência ao programa que reúne, além da cidade do interior paulista, outras 11 prefeituras parceiras. Entre elas Pelotas (RS), que está implantando a plataforma.

O Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável é liderado pela Comunitas, uma organização da sociedade civil, apartidária, que tem por objetivo estimular o engajamento da sociedade e dos setores público e privado no desenvolvimento do País, ao mesmo tempo que promove ações para o fortalecimento da gestão pública e aprimoramento dos serviços oferecidos à população. O Juntos conta com o apoio de empresas privadas e de parceiros técnicos, entre eles o Instituto Tellus. O e-você é parte de uma das muitas frentes dessa parceria.

Também fazem parte do programa Paraty (RJ), Pelotas (RS), Santos (SP), Itirapina (em modelo de consórcio com outras quatro cidades do interior paulista), Juiz de Fora (MG), Teresina (PI) e Curitiba (PR).

Os comentários estão desativados.