loading

Campinas e Pelotas têm bom índice de resolução de problemas públicos

Implementada em parceria com o Juntos, a ferramenta digital Colab.re permite que o cidadão proponha melhorias e fiscalize o processo de execução

Possibilitar que o cidadão proponha ações de melhorias e fiscalize a resolução de problemas do bairro como desperdício de água, problemas na iluminação pública, acúmulo de lixo, focos de dengue,  entre outros, são os principais objetivos do aplicativo Colab. Implementado em parceria com o Juntos há pouco mais de um ano em Campinas (SP) e Pelotas (RS), a ferramenta tem tido bom desempenho de resolutividade: 75% e 85%, respectivamente, e tem trazido uma nova dinâmica na gestão pública das cidades.

O Colab (www.colab.re) funciona da seguinte maneira: o morador baixa o aplicativo no celular, disponível na APP Store e no Google Play, e pode postar fotos, juntamente com a descrição do problema a ser solucionado pela administração do município. Cada registro é direcionado à área correspondente e os usuários podem acompanhar todo o processo de resolução das queixas, além de enviar comentários, curtir e interagir em outros registros.

Para fazer esse acompanhamento, o Colab de Campinas adotou dois protocolos que têm feito a diferença na gestão da ferramenta: o monitoramento semanal dos gargalos de produtividade e a auditoria constante das fiscalizações publicadas. “Planilhamos continuamente o sistema. Com isso conseguimos ver problemas de rendimento e conversamos com os responsáveis sobre o motivo dos empecilhos para a solução do problema. Além disso, começamos a inspecionar protocolos que demoravam para se resolver e descobrimos que uma parte deles havia sido resolvida, mas continuavam pendentes no sistema”, afirma Artur Araujo, diretor de Comunicação e responsável por essa ação em Campinas. Uma auditoria que fiscaliza esses casos revelou que cerca de 17% das pendências estavam nessa situação.

Para  o secretário de Comunicação da cidade, Luiz Guilherme Fabrini, o segredo dos níveis de resolutividade do sistema tem sido justamente a busca constante por falhas. “O importante é não esmorecer: procuramos continuamente discutir problemas que ameacem a eficácia do serviço. Realizamos a busca ativa dos gargalos”, ressalta.

Já em Pelotas, a Ouvidoria  é responsável por acompanhar  as secretarias, avaliar  e cobrar soluções referentes às demandas pendentes. “Todos os pedidos são monitorados e o cidadão é informado do status a todo o momento. Nossa resolutividade vem aumentando a cada dia. Em fevereiro deste ano, por exemplo, nossa taxa de demandas solucionadas no período de 30 dias era de 65%. O retorno ao cidadão tem sido em menos de 30 dias na maioria dos casos”, explica Patrícia Bitencurt Soares, assessora de relações públicas da prefeitura.

Além disso, Pelotas foi o primeiro município a promover uma consulta pública para um tema importante para a cidade por meio do Colab. No ano passado, os usuários puderam votar sobre a retirada ou não do estacionamento de uma avenida importante na cidade. Com 73% dos votos, os cidadãos escolheram pela possibilidade de aumentar o número de faixas de tráfego, com o fim do estacionamento de segunda a sexta-feira, até as 19h, nas laterais da via. Já está agendado para novembro uma nova consulta com a população.

Ambas as cidades estão otimistas e trabalham para que o nível de resolutividade avance ainda mais até o fim deste ano.

Os comentários estão desativados.