Boas práticas do Juntos serão sistematizadas pela Universidade de Columbia

O projeto foi divulgado durante o 8º Encontro de Comitês gestores e tem como objetivo levar para o universo acadêmico cases brasileiros de sucesso em gestão pública

A sistematização das boas práticas do Juntos pela Universidade de Columbia, dos Estados Unidos, foi o primeiro tema abordado no 8º Encontro de Comitês gestores, realizado na sede da Comunitas, em São Paulo, nesta terça-feira (09). Apresentado por Bruna Santos, representante da instituição no país, o projeto tem como objetivo levar para o universo acadêmico cases brasileiros de sucesso em gestão pública.

“O Olhar de Columbia é de admiração dessas experiências possibilitadas pelo Juntos. Queremos entender como isso funciona. Nosso foco é no modelo de governança desenvolvido pelo programa”, ressaltou.

Segundo ela, o projeto terá duas linguagens: audiovisual e escrita, para que possam ser consultadas por pesquisadores em gestão pública. A previsão é que ambas sejam finalizadas até o fim deste ano. “Temos o desafio de contar uma história composta por tantos atores, de maneira simples”, comentou.  Columbia tem desenvolvido diversos estudos de caso para que sejam analisados por acadêmicos, como forma de difundir as experiências vivenciadas na administração pública em diversas partes do mundo.  A seleção das boas práticas a serem relatadas está sendo realizada com base em princípios de benchmarking.

No Brasil, as instituições de ensino também poderão ter acesso aos cases via Comunitas.  A parceria com Columbia reforça a diretriz da instituição de sistematizar as boas práticas que tem ajudado o Brasil a mudar a forma de fazer gestão pública por meio do programa Juntos.

Parceria com a Universidade de Columbia

Considerada uma das mais importantes instituições de ensino do mundo, é a mais antiga de Nova Iorque e a quinta dos Estados Unidos. Columbia tem uma Rede de trabalho integrada espalhada pelo globo, sendo que uma unidade está localizada  no Rio de Janeiro (a Columbia Global Center), para ampliar a participação de pessoas latino-americanas na universidade.

Em 1977 foi criado o  mestrado em Gestão Pública, cujo foco é em políticas e gestão pública. O curso capacita profissionais que atuam em parceria com o governo e que desejam impactar a formulação de políticas públicas. Desde janeiro de 2015 a Comunitas tem uma parceria com a instituição, com o objetivo incentivar a formação acadêmica de gestores públicos que são atendidos pelo programa Juntos, com a concessão de bolsa de estudos.

Candidatos em potencial se inscrevem e precisam ser aprovados em todas as etapas de seleção da universidade, que incluem avaliação curricular, carta de apresentação, entrevista, comprovação do idioma e três cartas de recomendação. O intuito é que os alunos venham acrescentar ao programa, bem como adquirir capacitação por meio dele.

O curso tem duração de 18 meses e a primeira turma, composta por três bolsistas, se formou neste mês de agosto. As aulas foram por videoconferência e, uma vez por mês, presencialmente no Rio de Janeiro. Dois módulos foram realizados nos Estados Unidos ao longo do curso. O programa é altamente seletivo e conta com cerca de 25 servidores brasileiros por turma. A parceria reflete no fortalecimento das lideranças públicas, na promoção do conhecimento e na aplicação de práticas inovadoras por meio da troca de experiências.

Encontro de Comitês Gestores

Realizado periodicamente, o encontro tem o objetivo de fortalecer a rede de gestores públicos engajados e comprometidos com a busca pela melhoria dos serviços públicos entregues aos cidadãos e proporcionar um espaço de troca e disseminação de boas práticas e iniciativas inovadoras.

 

Comments are disabled.