loading

Boa prática: jovens criam aplicativo de controle de ponto que evita desperdício de papel

Anualmente, mais de 2 milhões de processos trabalhistas são registrados no Brasil por falha no registro de ponto. Um dos motivos são as horas extras. Um quarto desses processos envolve o controle de ponto: horas britânicas, ausência do registro de ponto, horas extras não pagas, intervalos irregulares, entre outros motivos.

Pensando nessas dificuldades, um grupo de jovens empreendedores de Salvador desenvolveu um aplicativo (App) que é capaz de registrar o ponto com a utilização de apenas um smartphone e do QR Code. Trata-se do App QR Point, que pretende simplificar o ponto e também baratear os custos das empresas. O sistema inclui mais segurança e controle para os empresários, com geolocalização em tempo real, foto do colaborador na batida e cálculo automático das horas extras e outros adicionais.

Para se ter uma ideia, um relógio de ponto biométrico não custa menos que R$ 1.200,00, isso sem contar o custo da manutenção mensal do software e demais insumos, como papel e bateria, que chegam a custar para as empresas até R$ 250,00 por mês (levando-se em conta apenas 10 colaboradores). Segundo os idealizadores do projeto, com o QR Point é possível bater o ponto com um valor inicial de 4,90 por mês por colaborador e suporte gratuito vitalício, além de não utilizar papel, um benefício ao meio ambiente. Ao todo a economia anual gerada chega a 80% no orçamento mensal.

O QR Point está disponível na plataforma Android. Mais de 30 empresas já aderiram ao aplicativo, que controla diariamente a jornada de mais de 200 colaboradores.

Como usar?
Basta baixar o aplicativo na Google Store, basta solicitar a implantação através dos contatos no site do App e começar a utilizar com teste gratuito de 35 dias.

 

Fonte: EcoDesenvolvimento.org

 

Confira boas práticas realizadas na rede Juntos, clicando aqui.

Os comentários estão desativados.