loading

BISC lança relatório completo com os últimos dados do investimento social corporativo

O BISC é uma ferramenta que traça parâmetros e comparações sobre o perfil dos investimentos sociais no Brasil. Clique aqui e faça o download da publicação.

Os últimos dados e análises acerca dos investimentos sociais corporativos brasileiros já estão disponíveis com o relatório Benchmarking do Investimento Social Corporativo 2019, lançado hoje (19), pela Comunitas.

Leia também: 11 motivos para uma empresa participar do grupo BISC

Publicado anualmente, o relatório tem como objetivo apoiar a gestão social privada, visando a ampliação da qualidade e impacto do investimento social – o que influencia, também, em mais eficácia no gasto social, ao permitir insumos para a tomada de decisões mais estratégicas.

A pesquisa é resultado da parceria entre a Comunitas e um grupo de grandes corporações brasileiras que, juntas, formam o grupo BISC. Em 2019, o grupo foi composto por 254 empresas e 17 institutos e fundações empresariais. Além da possibilidade de acompanhamento e análises individuais acerca dos seus investimentos sociais, integrar o grupo BISC possibilita o intercâmbio de experiências entre as organizações e a reflexão a respeito das suas práticas em investimento social.

Leia mais: 6 vantagens para empresas que investem no social

Além do novo cenário do investimento social, um capítulo especial do BISC foi dedicado à análise das relações entre os investimentos sociais e a promoção dos Direitos Humanos – uma dimensão até então pouco explorada em estudos sobre o tema, e essencial para a desejada construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.

Os resultados apresentados neste relatório apontam que a pauta de Direitos Humanos está mais presente na política interna e na gestão dos negócios do que na política de investimentos sociais das empresas. Ainda que grande parte das ações sociais desenvolvidas se relacione com a promoção dos Direitos Humanos, o grupo BISC reconhece que essa agenda não está devidamente explicitada como um eixo condutor dos seus projetos sociais – mas demonstram uma disposição generalizada em avançar nessa direção.

Leia mais: Mesmo com queda, educação continua como prioridade dos investimentos sociais

Mais que a construção dos dados, o BISC busca extrair a percepção dos gestores com respeito aos avanços, desafios e tendências na condução dos seus investimentos sociais. Sendo assim, em 2019 a pesquisa captou a recuperação dos programas de voluntariado, os avanços acelerados no processo de alinhamento aos negócios, o passo a passo seguido pelas empresas para avaliarem seus projetos sociais, a crescente adesão do grupo à pauta da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, as mudanças nas relações com organizações governamentais e não governamentais, bem como o padrão de qualidade da gestão dessas parcerias.

Leia também: Confira a linha do tempo do voluntariado empresarial brasileiro, produzida pelo BISC

E mais: prezando por um padrão internacional para a pesquisa, a Comunitas faz parte da rede Global Exchange, uma coalizão que une corporações localizadas em diversos países e que tem contribuído para ampliar a troca de experiências, pesquisas, estudos e ferramentas sobre o investimento social corporativo ao redor do mundo.

Inclusive, esta edição da pesquisa contou com a colaboração da Fundação SERES – parceira espanhola da Comunitas por meio do Global Exchange. A organização tem trabalhado a pauta de Direitos Humanos com empresas da Espanha e compartilha no BISC sua experiência.

Já a parceria com a Nexo Investimento Social, agência dedicada à promoção do impacto social em todo território nacional, trouxe para o BISC um registro sobre o uso dos incentivos fiscais federais.

 

Confira alguns destaques do BISC 2019

 

Volume total

Um dos dados principais que a pesquisa revela é o número total do investimento social no Brasil. De acordo com a publicação, mesmo em um período no qual a conjuntura econômica foi pouco favorável, o volume de recursos aplicados pelo grupo BISC se manteve no patamar de R$ 2,1 bilhões registrados nos primeiros anos da série, quando o PIB cresceu a taxas de 5% ao ano.

 

Esforço

O esforço das empresas para manter ou ampliar seus investimentos se reflete no aumento da participação dos investimentos sociais no lucro líquido, que chegou a 2,35%, em 2018.

 

Tributário

Em 2018, o valor dos incentivos fiscais captados foi da ordem de R$ 453 milhões, representando 21% do total investido pelas empresas.

 

Otimismo

O clima ainda permite algum otimismo, pois dois terços das empresas indicam expectativas de aumento, ou manutenção, dos investimentos atuais para o biênio 2020-2021.

 

Alinhamento

Em 2018, 75% das empresas e 63% dos institutos destinaram mais da metade dos seus investimentos sociais para projetos alinhados aos negócios; em 2013 esse percentual era de 50%.

 

Benefício*

Metade dos participantes declara que a melhoria da reputação da empresa é o principal benefício externo que espera obter de seus investimentos sociais.

*Essa questão consta no questionário da pesquisa internacional desenvolvida em 2019 pela coalização Global Exchange, na qual a Comunitas é a representante brasileira. Clique aqui e confira.

 


 

Clique aqui e faça download do BISC com os dados completos do investimento social corporativo brasileiro.

 

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *