5-dicas-feitas-especialmente-para-servidores-publicos

5 dicas feitas especialmente para servidores públicos

Os servidores públicos são fundamentais para o bom funcionamento da máquina pública. Por esse motivo, trouxemos algumas dicas para auxiliar no seu desenvolvimento e sucesso. Confira:

 

#1  Flexibilidade e sustentabilidade 

Mudanças de governos, lideranças, e processos administrativos, podem impactar diretamente a administração pública. Além disso, a sociedade está em constante transformação e isso também influencia as administrações. Com isso, é importante que os servidores públicos tenham a flexibilidade como característica para se adaptar à possíveis alterações, mas, também, possuam entendimento da importância da sustentabilidade dos projetos, para que não se percam em meio a mudanças.

 

#2  Habilidades de liderança 

Existe um amplo consenso quanto à importância e à complexidade da liderança no setor público. Segundo a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), existe uma lacuna entre a cultura de gestão no serviço público e o que a população espera de suas lideranças. Desse modo, reduzir o distanciamento entre Estado e cidadão passa pelo fortalecimento dos mecanismos de governança pública.

Entenda mais sobre a importância da liderança no setor Público com Federico Gutiérrez, prefeito da colombiana Medellín, e Bill Eimicke, professor e diretor na Universidade de Columbia (EUA).

 

#3  Inovação nos processos 

É conhecida a burocracia que ainda existe na engrenagem da máquina pública brasileira, o que emperra ou gera lentidão até mesmo em simples processos. Por esse motivo, é importante que o servidor público busque possibilidades de inovar onde possível.

Por exemplo, o uso da tecnologia pode otimizar e desburocratizar os processos públicos, criando assim maior acessibilidade de serviços aos cidadãos.

Clique no podcast abaixo e ouça as palavras do especialista Leandro Telles, diretor técnico na Informática de Municípios Associados (IMA), e, também, mestre em Gestão Pública pela Universidade de Columbia (EUA), por meio do programa de bolsa de estudos concedida pela Comunitas.

Leia mais: Rede Juntos lança série de podcasts com parceria internacional e conteúdos exclusivos

 

#4  Mais conhecimento 

Mesmo com estabilidade, é necessário que o servidor público busque sempre por desenvolvimento pessoal e profissional, para não ficar estagnado e alcançar novos desafios.

À exemplo, a Comunitas firmou parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) – entidade vinculada ao Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, para a Especialização em Gestão Pública com Ênfase em Governo Local, voltada para servidores públicos, o objetivo principal do curso é aumentar a capacidade dos municípios de utilizar ferramentas e instrumentos disponíveis para otimização dos processos

Leia mais: Aula magna marca início de curso do Enap com parceria da Comunitas

Outro importante exemplo: estão abertas, até o próximo dia 13, as inscrições para o Master em Liderança e Gestão Pública, curso de pós-graduação lato sensu oferecido pelo Centro de Liderança Pública (CLP) – entidade parceira da Comunitas na formação de novas lideranças públicas.

O programa é destinado a líderes públicos com atuação em um dos três poderes, profissionais do terceiro setor e iniciativa privada que atuem com políticas públicas. As aulas acontecem em São Paulo (SP), com duração de 16 meses, incluindo módulo internacional na Blavatnik School of Government, no Reino Unido, durante intensivo de uma semana. Clique aqui e confira.

Leia mais: Saiba como melhorar a arrecadação de seu município, em curso gratuito promovido pelo CLP com parceria da Comunitas

 

#5  Saiba sobre sua importância na gestão 

A última e mais especial dica:  é fundamental que o servidor público saiba que seus atos não têm impacto apenas nele ou no órgão em que trabalha, mas, principalmente, em toda sociedade. O funcionalismo público é essencial para o aprimoramento da administração pública brasileira.

 

 

Compartilhe esse conteúdo!:

Deixe um comentário